Você já ouvir falar em monitoramento em nuvem?
Ou ainda câmera em nuvem?
Neste artigo vamos te explicar como esse sistema funciona e as suas vantagens.
A preocupação com a segurança é cada vez mais frequente, e o monitoramento por câmeras é uma solução muito utilizada para quem busca uma segurança do seu ambiente ara seus colaboradores, família e cidade.
Mas, além disso é preciso pensar na segurança de imagens e dados de maneira que elas possam estar disponíveis em qualquer situação que for de sua necessidade e que possam ser acessadas apenas com a sua permissão.
O armazenamento por nuvem é uma solução prática e muito eficaz para quem busca um meio de atender a estes quesitos, além de ser um grande aliado na segurança eletrônica por trazer diversas vantagens.
Como funciona o armazenamento e monitoramento por nuvem
A nuvem, nada mais é do que um servidor online que armazena as imagens captadas pela câmera.
Com o monitoramento em nuvem é possível acompanhar as imagens ao vivo, de onde você estiver e em qualquer dispositivo, basta ter uma conexão com a internet.
O sistema de nuvem receberá uma segunda imagem captada pela câmera, pois a primeira é mantida no armazenamento local.
E se surgir algum problema ou falha nas câmeras o usuário é rapidamente notificado, evitando que sejam perdidas informações no envio de imagens para a nuvem.
Além do monitoramento ao vivo, o sistema por nuvem permite o acesso de gravações dos dias ou horas anteriores, pois, possui um histórico das gravações de acesso flexível e ilimitado.
Algumas vantagens desse sistema
Além da praticidade de acesso, outra grande vantagem desse tipo de monitoramento é a segurança das imagens em situações de roubo, afinal, mesmo que equipamento seja levado ou destruído, as informações estarão salvas online.
É possível ainda enviar imagens de alta resolução para a nuvem, é claro, de acordo com os recursos disponíveis.
Outro benefício é que o monitoramento de todo o espaço é facilitado, já que quando salvas na web, as imagens de todas as câmeras podem ser visualizadas simultaneamente.
No caso das câmeras em nuvem para as cidades, ainda é possível que elas sejam compartilhadas com a segurança pública, facilitando o trabalho da guarda municipal e polícias civil e militar.
Outra funcionalidade interessante é a leitura de placas de veículos, permitindo que seja feito o rastreamento do carro suspeito pelas vias da cidade.
Um sistema de monitoramento em nuvens pode ser muito útil, não apenas para garantir segurança, mas é também, uma maneira extremamente prática para acompanhar o seu trabalho ou sua casa, mesmo estando longe.