De maneira resumida, a comunicação via GPRS é um maneira de envio de pacotes de dados via rádio.
A silga GPRS vem do inglês General Packet Radio Services, que trazendo para o português significa Serviços Gerais de Pacotes por Rádio.
GPRS é uma tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados de maneira rápida, segura e sem interferência.
Comunicação e sistemas de segurança
A comunicação é um dos fatores básicos para que todo sistema de segurança eletrônica, seja residencial, comercial ou residencial, funcione corretamente.
Isso é necessário para que todas as equipes de monitoramento, vigilância e também apoio móvel estejam em comunicação direta para que o trabalho seja realizado de maneira eficaz.
No caso do monitoramento de alarmes, por exemplo, a comunicação é essencial para receber a notificação do problema e acionar o atendimento imediato ao local.
Para que isso funcione, uma das principais tecnologias utilizadas é o GPRS (General Packet Radio Services), sigla em inglês para Serviços Gerais de Pacote por Rádio, que possibilita transferência de dados entre celulares e rápido acesso a redes.
O GPRS pode aumentar as taxas de transferência em até dez vezes, configurando-se como uma solução de altíssimo padrão e que é capaz de revolucionar os sistemas de segurança e monitoramento de alarmes.
É justamente por meio da tecnologia GPRS que, hoje em dia, temos acesso a internet de alta velocidade em smartphones, assim como a ampliação do serviço de dados em celulares para utilização de serviços de voz e mensagens ao mesmo tempo, sem interferência.
Monitoramento de alarmes com comunicação via GPRS
O monitoramento de alarmes via GPRS proporciona maior velocidade na transmissão de dados e, consequentemente, respostas mais rápidas dentro de todo o sistema de segurança residencial, comercial e industrial.
Todos os sinais de alarme enviados via GPRS são transmitidos imediatamente para a central de monitoramento, sem interferências.
É neste momento que uma ou mais equipes móveis são acionadas e vão até o local onde o problema foi detectado, de modo a verificar a ocorrência e adotar as medidas necessárias para garantir a segurança do cliente.