Nada melhor do que aliar tecnologia e segurança, não é mesmo? Pois é, esse é o papel dos controles de acesso, ferramentas cada vez mais utilizadas em residências e empresas para garantir a proteção de todos.
O objetivo dos controles de acesso é de proporcionar proteção às pessoas, instalações , equipamentos, áreas, bens em geral, dados e informações através do impedimento de acessos não autorizados nos ambientes. Controlar o fluxo de pessoas, independente do local, é uma importante estratégia de segurança.
Com tanta facilidade, fica mais preciso o acompanhamento dos horários onde há maior circulação de pessoas, e é possível saber de forma precisa quem está nos locais e o que está fazendo com o registro eletrônico das entradas e saídas.
A solução ideal é aquela que vai de acordo com a necessidade específica do cliente. As variedades para garantir segurança extra são inúmeras e o mercado não para de apostar em novas tecnologias. Existem, por exemplo, os controles de acesso biométricos, comumente utilizados por condomínios e empresas. Há ainda o acesso facial que permite fazer a leitura do rosto do usuário em até 0,3 segundos. O controle por dispositivos móveis também é uma ótima opção, já que esse tipo de inovação está sendo aprimorada de forma acelerada. A liberdade de passar o controle de acesso para telefones, tablets, pulseiras, relógios e outros dispositivos vestíveis é uma questão de preferência do usuário. Ou seja, são muitos os benefícios e praticidade de manter seus dados, bens e pessoas em segurança.
Nesse artigo, vamos falar sobre as diferentes formas de garantir mais proteção ao seu dia a dia. Vem com a gente!
Conheça os tipos de controles de acesso disponíveis no mercado
A segurança há tempos deixou de ser vista como algo “para depois”. Hoje, mais do que nunca, ela é primordial. Seja a segurança de dados, de bens materiais ou até mesmo pessoal, manter-se protegido e aos demais é imprescindível. Como dito no início deste artigo, os controles de acesso gerenciam todo o tipo de movimentação em um ambiente, impedindo, inclusive, acessos não autorizados.
E à medida que as implantações tecnológicas fazem parte cada vez mais do cotidiano, os controles de acesso também ganharam um plus. Agora, os melhores sistemas são integrados a um farto conjunto de tecnologias. A inteligência artificial faz todo o trabalho de identificação de quem solicita acesso. Os equipamentos utilizam recursos computacionais, como softwares e hardwares, e podem ser câmeras de segurança, leitores biométricos, sistemas integrados de crachás, cartões de acesso, catracas eletrônicas, e alarmes, entre outros.
A confirmação é feita através de login e senha, cartões, tags, etiquetas ou, acesso biométrico e o facial, como dissemos antes. A central de monitoramento é responsável por armazenar em um servidor as informações que são cadastradas e registradas em um sistema.
Por que você precisa dos controles de acesso?
Além da instalação de câmeras de segurança nos ambientes, conciliá-las aos controles de acesso possibilita mais efetividade na sua proteção. Os equipamentos que restringem os acessos, como catracas, portas e cancelas é importante para a proteção de uma área restrita, mas podem ser limitados. Eles podem não sinalizar uma ocorrência e ou não são capazes, por exemplo, de bloquear a entrada de pessoas não autorizadas.
Assim, os controles de acesso eletrônicos são altamente recomendados e as vantagens são inúmeras: Conheça mais algumas delas:
- O nível de segurança dos locais é elevado
- Não há a necessidade de contratar vigilantes para realizar a identificação das pessoas e assim permitir os acessos aos ambientes
- Controle direto de quem acessa esses locais
- Rápida identificação
- Relatórios de análise para os administradores do local
- Armazenamento de informações e suporte de diferentes tecnologias.
As tecnologias aplicadas aos controles de acesso evoluem diariamente para contribuir com a nossa tranquilidade e, por que não dizer, com mais chance de se ter conforto, especialmente pela praticidade que oferecem.
Uma tendência de mercado é a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dois dispositivos sem contato através de radiofreqüência. As principais vantagens são a troca de dados facilitada entre smartphones equipados com essa tecnologia e a segurança das transações. Essas duas características têm uso em diversas aplicações do cotidiano, como a simples troca de imagens, contatos, informações em geral, carteira digital e identificador de identidade.
Já o uso de Bluetooth possibilita utilizar os dispositivos móveis como credenciais. Assim, o usuário pode interagir com o sistema de acesso, sem a presença de intermediários. Com um aparelho de telefone é possível acompanhar tudo o que acontece em tempo real e gerar relatórios instantaneamente.
Curtiu este post? Fique por dentro das novidades e saiba mais sobre os controles de acesso. Solicite um orçamento e garanta o que há de melhor em tecnologia e proteção para você e para os seus bens.